Procedimentos

Prótese de Silicone

proteses-de-silicone

Sobre a Prótese de Silicone

O implante de Prótese de Silicone é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados entre as mulheres de todo o mundo. Estima-se que 1 em cada 400 mulheres possuam algum tipo de intervenção estética voltada para esta região do corpo.

Muito associado à autoestima, os seios são parte importante da estética, principalmente das mulheres, e a busca por um padrão estético tem as levado cada vez mais a se submetem a cirurgia plástica nos seios.

A popularização do procedimento de mamoplastia hoje permite que mulheres de todo mundo realizem o sonho de ter os seios perfeitos. No Brasil foram 158.950 implantes de silicone realizados somente no ano de 2015, perdendo apenas para a lipoaspiração que teve 182.765 procedimentos feitos no mesmo período.

A prótese de silicone não tem como objetivo apenas aumentar os seios, ela confere também formato e um determinado levantamento da mama. O resultado são seios aparentemente maiores e mais joviais.

Existem dois tipos de próteses de silicone, as cônicas e as redondas. As próteses redondas são mais recomendadas porque esta característica faz com os seios fiquem mais harmoniosos com o resto do corpo.

proteses-de-silicone-rj

 

Seios de silicone

A primeira tentativa de implantes mamários ocorreu em 1895, com Czernny que utilizou um lipoma para reparar uma deformidade no seio. Após isso, diversos materiais foram testados para o procedimento como parafina, vidro, silicone líquido, entre outros, todos sem sucesso, pois a rejeição do organismo humano a esses materiais impedia mantê-los no corpo por muito tempo.

Os implantes em gel foram propostos por Cronin e Gerow em 1963, porém nesta época ainda havia um alto grau de infecção nas pessoas que se submetiam ao procedimento. Já no ano de 1970, Ashley revestiu a prótese de silicone com um material chamado poliuretano o que diminuiu bastante a ocorrência de contraturas.
Mas foi somente na década de 1980 que começaram a ser produzidos os implantes texturizados, o que reduziu drasticamente a incidência de complicações pós-cirúrgicas.

proteses-de-silicone-rio

 

Os tamanhos de prótese de silicone

Muitas mulheres têm dúvida na hora de escolher o tamanho certo da prótese que deseja implantar. O certo é que o cirurgião recomende o tamanho ideal para seu biotipo. Aquele que vai ficar o mais natural possível, harmonizando com a estrutura do seu corpo.
Os tamanhos das próteses são determinados por mililitros.

Existem próteses a partir de 150ml até 500ml. Elas também podem ser classificadas em escala crescente como: perfil baixo, perfil moderado, perfil alto e perfil super alto. Mas somente o cirurgião poderá indicar o tamanho correto das próteses de acordo com o seu caso clínico.

 

Tipos de próteses de silicone

Silicone de gel: com textura semelhante a gelatina, este tipo de material se assemelha bastante ao natural dos seios, conferindo um aspecto mais natural. Feito de silicone em gel é também considerado umas das próteses mais seguras, pois em caso de rompimento o material interno não se espalha pelo organismo.

Poliuretano: a prótese de silicone, neste caso, é revestida com poliuretano minimizando a chance de possíveis reações do organismo à prótese.

Prótese Salina: neste procedimento são inseridas próteses de silicone vazias e o cirurgião as preenche com soro fisiológico com o auxílio de uma seringa até a chegada do tamanho desejado pelo paciente. Este método não é feito no Brasil e não é recomendado pela maioria dos cirurgiões plásticos porque confere risco de saúde. Além de resultar em uma aparência mais artificial se comparada com as outras técnicas disponíveis no mercado.

proteses-se-silicone-encinas

 

Pós-operatório

O período de recuperação pós-cirúrgico no hospital varia de 24 a 48 horas. Quando for recebida a alta médica, a paciente deve ficar alguns dias de repouso e não poderá praticar nenhum movimento brusco com os braços ou mesmo dirigir até a liberação do médico.

A dor e o inchaço são comuns nas primeiras semanas. Cabe ao seu cirurgião a orientar sobre cuidados com a higienização e a medicação a ser tomada durante a recuperação.
Sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos acelerados são sintomas anormais e caso um deles ocorra, procure imediatamente o seu médico.

Para diminuir riscos de ocorrência de cicatrizes muito profundas é necessário ficar atento para não fazer força excessiva ou movimentos demasiados que atrapalhem o processo de cicatrização.

 

Quanto custa uma prótese de silicone

Os valores referentes a uma cirurgia plástica nos seios vão depender de fatores como o objetivo desejado pela paciente, seu quadro clínico e a escolha do cirurgião para fazer o procedimento.

Estipular um valor de cirurgia plástica sem essas referências é praticamente impossível. Se você deseja realmente saber quanto vai custar uma prótese de silicone, você pode entrar em contato através do telefone (21) 2521-3019 ou enviar um e-mail para contato@tarcisioencinas.com.br

A clínica de cirurgias plásticas do Dr. Tarcísio Encinas fica localizada no Rio de Janeiro no bairro nobre de Ipanema. Sua equipe é especializada para atender e esclarecer todas as dúvidas de seus pacientes. Não deixe de entrar em contato e tire suas dúvidas sobre sua próxima cirurgia plástica nos seios.

Saiba também sobre:

 - Mastopexia com Prótese

 - Preço de Silicone

 - Mamoplastia Redutora