Procedimentos

Ritidoplastia

ritidoplastia

Sobre a Ritidoplastia

A Ritidoplastia é uma cirurgia facial bem completa que abrange a maior parte das características negativas decorrentes do envelhecimento da pele. Reparando-as e dando um aspecto mais jovem às pessoas que se submetem ao procedimento.

A insatisfação com a aparência é uma realidade para muitas pessoas e os efeitos do envelhecimento são umas das principais reclamações de pacientes que procuram clínicas para a realização de cirurgias plásticas no rosto.

Pesquisas apontam que os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer a partir de nossos 40 anos de idade. É claro que fatores como alimentação, cuidados preventivos como o uso de protetor solar e cremes antissinais, tabagismo, entre outros, influenciam neste resultado que pode ser para mais ou menos.

A ritidoplastia se popularizou nas primeiras décadas do século passado e suas evoluções até hoje trouxeram um maior refinamento ao método. Atualmente o procedimento é mais acessível, podendo ser encontrado em diversas clínicas do país.

ritidoplastia-tj

 

O que é Ritidoplastia

Ritidoplastia são procedimento cirúrgicos feitos no rosto visando a melhora da aparência. São ajustados características na face geralmente ligadas ao envelhecimento natural da pele.

Quem faz a ritidoplastia busca amenizar os sinais da idade na pele como vincos na região das pálpebras, “bigode chinês”, excesso de pele, papadas e flacidez, por exemplo.

Isto porque, neste método, são feitas incisões na pele do rosto para a descolar do músculo. Esta técnica permite que vários procedimentos sejam realizados por baixo do tecido como o enxerto de maçãs do rosto ou até mesmo uma lipoaspiração facial. Antes de fechar estas incisões os cirurgiões puxam o tecido e retiram seu excesso, deixando a pele mais lisa e uniforme.

Geralmente este procedimento é feito junto com outras técnicas para que o resultado final seja harmonioso e fique mais natural. Os métodos que costumam acompanhar a ritidoplastia são o lifiting de testa e cirurgia nas pálpebras, mas também pode ser combinada com outros, tudo vai depender do objetivo do paciente e da possibilidade de ser realizado junto com a ritidoplastia.

 

Como é o procedimento da Ritidoplastia

Para realizar a ritidoplastia o paciente precisa estar devidamente anestesiado, em algumas circunstâncias pode ser aplicada a sedação geral do indivíduo. No processo são feitas incisões por dentro do cabelo e na região da orelha acompanhando seu contorno e passando por trás dela em áreas que não seja possível a consequência de marcas indesejadas ou prejudique o crescimento do cabelo posteriormente.

Através destas incisões é feita a descolagem do tecido da derme com a musculatura e feitos repuxes da pele para a retirada do excesso da mesma. Através desta técnica diminui-se bastante a flacidez do tecido. É durante este procedimento que também é possível realizar outros procedimentos estéticos na ritidoplastia, por isso esta cirurgia plástica do rosto é considerada uma das mais complexas e que proporciona resultados mais evidentes.

ritidoplastia-encinas

 

O que pode ser feito durante a Ritidoplastia

Enxerto facial: reposicionamento de gorduras do rosto por debaixo da pele, como enxerto em maçãs do rosto ou queixo, por exemplo.

Lipoaspiração facial: também é possível fazer o oposto ao enxerto, realizando pequenas lipoaspirações na região para retirar excessos de gordura.

Pescoço: este procedimento de descolamento da pele da face também pode ser feito no pescoço no tratamento da flacidez desta região, onde é feita a retirada do excesso de pele e de gorduras. Também é possível aliar uma lipoaspiração para eliminação de papadas, o que resulta, na maioria das vezes, em grande satisfação nos resultados pelos pacientes.

Os outros tipos de cirurgias que podem ser feitas junto com a ritidoplastia são as cirurgias plásticas nas pálpebras (inferior, superior ou ambas), lipoaspiração da papada, reposicionamento de gordura facial (conhecido como enxerto facial), tratamentos de derme como laser, peeling químico, lifting facial, entre outros.

ritidoplastia-rio-rj

 

Quem pode fazer a Ritidoplastia

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não existe idade certa para fazer o procedimento de ritidoplastia, tudo vai depender do laudo do cirurgião que vai avaliar qual será o melhor método de acordo com as necessidades reais de cada paciente. A instituição coloca apenas três critérios para pessoas que desejam fazer a ritidoplastia que são:

- Não fumantes

- Pessoas fisicamente saudáveis

- Se você tem consciência realista dos resultados obtidos com a cirurgia

De qualquer maneira, somente o cirurgião poderá dizer se será possível a realização da ritidoplastia e de outros procedimentos conjuntos, se for o caso. Como qualquer cirurgia, tudo depende da condição biológica do paciente e se realmente a cirurgia invasiva é a melhor opção para o mesmo. Fatores como hábitos alimentares e fumo também sempre influenciam nestes resultados.

A melhor recomendação é procurar um especialista para avaliar as particularidades do seu quadro clínico, somente assim é possível ter uma expectativa realista do procedimento. Se você quer realmente fazer uma cirurgia plástica no rosto, procure um médico de confiança para uma consulta.

 

No Rio de Janeiro você pode encontrar uma das melhores clínicas especializadas em procedimentos estéticos, localizada na Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema, o local leva o nome do cirurgião responsável Tarcísio Encinas e conta com uma gama de métodos cirúrgicos para atender as mais diversas necessidades de seus pacientes. Você pode tirar suas dúvidas através do contato@tarcisioencinas.com.br ou do telefone (21) 2521-3019

Saiba mais sobre:

 - Lifting Facial no Rio de Janeiro, RJ 

 - Mini Lifting Facial